Skip to content

Trabalhando com Documento Word

A integração dos sistemas aumenta a eficiência da empresa, com o preenchimento automático de documentos, você poderá facilmente montar diversos modelos de documentos no Microsoft Word inserindo Indicadores nos pontos que desejar e usar o recurso do sistema para Arremessar dados para Word.

Existem duas principais formas que podem ser utilizadas para preencher automaticamente um documento, uma delas é criar indicadores com nomes que identificam a posição em que os dados serão inseridos, a outra seria trabalhar com pesquisa e substituição de texto. Implementamos em nossos sistemas o uso de indicadores, mas, o que é um indicador do Microsoft Word?

Um indicador identifica um local ou seleção de texto aos quais você atribui um nome que o identifica para referência futura. Esta opção pode ser usada para criar um índice de documento ou para posicionar o cursor de textos no local indicado, nosso sistema utiliza o indicador para posicionar e preencher no local do indicador com os dados do formulário, de acordo com o nome do campo.

 

Nome do Indicador

Os formulários do sistema possuem campos que recebem os dados durante uma operação de edição, cada campo é identificado por um texto que descreve o conteúdo do campo e o nome de campo na base de dados, estes nomes são os mesmos usados no Word como indicador. Para obter a descrição e o indicador, entre no formulário, clique no botão Arremessar para Word, marque na caixa de dialogo Arremessar Dados a opção Identificar indicadores, depois clique no botão Word.


Todos os nomes de indicador listados podem ser inseridos no modelo de documento Word.

Inserir um indicador

1 – Monte o modelo de documento, por exemplo: Certificado de Batismo, Certificado de Conclusão do Discipulado, Diploma ou Certificado CAPEDE, etc.

Certificado

Certificamos que o ♦, conclui o curso de capacitação de professores CAPEDE, Etc.

______________________________
Nome do Pastor

Exemplo de um Certificado que preenche com o indicador Nome na posição do símbolo ♦.

2 – Posicione o cursor no local que deseja inserir os dados do cadastro, no exemplo acima marcamos o local para inserir o indicador Nome.

3 – Abra a planilha do Excel com as descrições dos campos do formulário, escolha o campo que deseja arremessar, neste exemplo o Nome será usado para preenchimento automático, clique no Nome com botão direito do mouse e escolha Copiar ou CTRL+C.

4 – Na posição que deseja inserir o indicador, clique na guia Inserir, no grupo Links, clique em Indicador. As imagens abaixo ilustram como fazer isso.

Exemplo do Word 2010
Exemplo no Word 2013

 

 

 

 

 

5 – Cole o Indicador com CTRL+V ou botão direito do mouse e escolha Colar, depois clique Adicionar.

 

Observações:
a) Execute o mesmo procedimento para todos os indicadores que deseja inserir.
b) Quando concluir salve o modelo do documento na pasta \\Publico\Modelos
c) Para inserir no documento a data do dia automaticamente, na guia Inserir, escolha Data e Hora, marque o Formato e Atualizar Automaticamente, depois Ok.

 

Publicado emSinaiSuporte Geral